Depoimentos

Bonjour, Tania!!

Me desculpe, esse depoimento demorou um pouquinho, devido a correria de fim de ano, mas aqui está!

Nossa viagem foi magnífica e temos certeza de que as aulas com você contribuíram para isso.

Claro que ficávamos perdidos às vezes, mas no geral, nos viramos muito bem. Chegamos a receber elogio de dois vendedores, que disseram que falávamos bem. As aulas foram, com certeza, essenciais!

E os Parisienses foram muito amistosos com a gente, todos muito educados e solícitos, me surpreendi muito e voltei de lá ainda mais apaixonada.

Merci pour tout Tânia!

Bisous.

 

Cher Professeur,

Bonjour!!!

Hoje faz exatamente 01 mês que deixei Paris, desembarcamos em 02 de Janeiro e tomamos um trem para Londres no dia 09/01. Como havia comentado com você, fui a Paris, Londres, Bruxelas (com uma esticada em Brugges) e Amsterdã.

Acredito que todas estas cidades tem seu encanto pessoal, mas indiscutivelmente PARIS é MÁGICA!!!

Hospedei-me no “seu pedaço” o Quatier Latan (aliás, meu hotel estava defronte a Universidade Sorbonne, na rua Victor Cousin) e de imediato aproveite-me de uma dica sua, a de visitar a universidade mostrando-me interessado em cursos de francês, é um ESPETÁCULO.

O bairro é sensacional, muitos restaurantes, bares e uma vida noturna muito bacana. Muito próximo dos jardins de Luxemburgo (imperdível). Consegui realizar, de maneira muito rápida é verdade, os passeios obrigatórios para todo turista que visitam PARIS pela primeira vez: Louvre, Notredame, Sacre Couer, Champ Elysees, Torre Eifel, eetc….

Quanto as suas dicas, nossa!!!! Foram ótimas, aliás essenciais para minha viagem….mas, as duas mais marcantes foram o incrível espetáculo que tive a oportunidade de assistir no Moulin Rouge e as compras no mercado de pulgas (ótimos preços…)

Consegui, dentro do possível (rs rs) me comunicar muito bem em francês, nos restaurantes, nos metrôs, informações e acho que fiz bonito, posto que impressionei demais minha esposa (Patricia) rs, rs. Aliás, contrário do que sempre ouvi dizer, achei os franceses muito simpáticos e atenciosos e com muita paciência para ajudar e tentar compreender meu francês.. Creio que muito pelas famosas palavras mágicas (Talvez, sua dica mais importante)

Tania, fora as peculiaridades de cada país que visitei e cada um com seus encantos, posso te afirmar que ADOREI poder utilizar tudo que aprendi no seu curso de francês, naqueles países que tem o francês como língua oficial (França e Bélgica) e lamentei não ter podido ter frequentado e me aplicado mais, pois como já disse te disse um dia, a sua paixão pela língua e cultura francesa são contagiantes e a metodologia e dinâmica de suas aulas são impares e fazem (penso que não sou o primeiro a dizer isto) querermos continuar neste aprendizado….De antemão, OBRIGADO!!!!!!! 

Bom, não tem como falar de PARIS e não citar sua gastronomia. Eu que sou um bom gourmet (kkkkk), foi um espetáculo a parte, desde os KEBABS (muitos..kkk) e CREPS de rua até aqueles restaurantes mais sofisticados (fui naquele restaurante, cujo nome não me recordo, que é em um antigo vagão…..SENSACIONAL) a comida é deliciosa e muito, muito bem apresentada, aliás eles tem um cuidado com a apresentação dos pratos que se assemelha a uma religião. E o que falar daquele CREP (P’tit Grec)….Incrível, o restaurante tem filas e engraçado que os dos lados ficam vazios e depois que você experimenta, entende o porque…kk

Em resumo Tania, a viagem á PARIS nos deixa com vontade de “Quero mais” e me convenci que todo e qualquer roteiro para europa, tem que necessariamente inicar ou terminar em Paris, porque não é a toa que a cidade é a mais visitada do mundo.

Quero externar aqui, toda minha gratidão pela paciência que você teve comigo neste curso (que me fez amar a língua e a cultura francesa) e que em um futuro não muito distante, quero me matricular em um curso regular e dar prosseguimento  a esta aprendizagem porque, ainda irei várias vezes para França e quero “gastar” meu francês e aprender algumas coisinhas no Le Coudon Bleu……

Merci, Merci beaucoup!!!!!

Olá! Foi tudo maravilhoso ! Seus ensinamentos foram valiosos . Vc é 10 …. Obrigada por tudo !

No aeroporto a recepção foi muito boa,  o que perguntaram deu pra responder em francês. (1 pergunta) em lojas deu pra se virar legal, restaurantes também. As vezes um tropeço aqui outro ali rss mas enfim suas aulas são maravilhosas de acordo com que se precisa para viagem. Mas deu pra fazer compras, comer bem, ir a teatro, museus ah tudo legal.deu p se virar legal no francês graças a Deus.  Só preciso agora é me dedicar mais. Se precisar que eu fale mais sobre Paris, eu escrevo até um livro rsss fiquei entusiasmada, valeu cada euro que gastei. Um grande investimento.

Bonjour Tania,

Estou em Paris irá fazer 3 semanas e estou fascinado! Muito aprendizado e muita historia! muito interessante observar outra cultura e pensamento de uma outra nação!

Je suis très reconnaissant pour les cours de français, sans qu’il me serait difficile communiquer!

Mais je suis très content de ce que j’appris.

Merci beaucoup professeur! Muito obrigado pelo curso ter me aproximado da língua francesa! Estou conseguindo me virar bem!

OBS: vai um pouquinho das fotos para lhe dar saudade! Bisous

Querida Tania,

Não tenho nem palavras para te agradecer! Eu nunca poderia imaginar que após somente 1 mês e meio estudando de forma intensiva com você eu poderia falar um francês tão bacana!

Cheguei em Paris há mais ou menos 1 semana, e logo de cara foi impressionante como consegui não somente “me virar” mas realmente conversar de uma forma simples com o povo local. Em qualquer lugar que eu vou, seja um café, uma loja ou um museu, nem tento mais falar inglês ou fazer mímica, já saio falando de acordo com minha necessidade.

Além disso, comecei minhas aulas na Sorbonne hoje e já me colocaram em um nível de Francês entre B1 e B2 – intermediário – considerando gramática, escrita, oral e auditiva. Durante as aulas, consigo facilmente lembrar das suas lições e preciosas dicas.

Em resumo: meu francês superou minhas – já altas – expectativas!

Que você continue iluminando a vida das pessoas com sua paixão por dar aula e cada vez mais inspire pessoas a perseguirem os seus sonhos.

MUITO OBRIGADO!!

Boa noite Tânia,

Eu gostei tanto de aprender a língua do país que visitei, no caso o francês, que pretendo sempre aprender uma nova língua quando for fazer alguma viagem internacional. 

É muito enriquecedor saber a língua do país que você estará. Nos proporciona experiências fantásticas. Principalmente se você vai para lugares mais afastados e sai do turismo tradicional. Tivemos muitos exemplos disso viajando pelo interior da França. As vezes em um pequeno café ou padaria o atendente, geralmente o proprietário, não fala inglês, e nessas horas ter uma boa noção do Francês foi providencial. Seu curso foi ótimo. Não foi cansativo e te conhecer foi outro ponto muito legal. Tua energia é ótima, muito animada, o que tornava as aulas momentos muito agradáveis. Você ensina alemão??

Beijos e conte comigo para o que precisar.

Bonjour Tania, 

Eu também lhe desejo um ano abençoado e cheio de coisas boas. 

Qto a viagem eu estou saindo daqui amanhã cedo.

Qto ao desempenho acredito que na medida do possível consegui alguns avanços, porém antes de vir p Bordeaux ficamos 15 dias na Itália e não tive tempo p me dedicar e continuar estudando como vinha fazendo e acho q esse fator me atrapalhou um pouco. Agora nos últimos dias aqui me senti mais confiante. 

Mas sou mto agradecida pelas aulas e desejo continuar. 

Merci Tania

Tânia,

Quero dizer nestas linhas como seu auxílio durante as aulas que foram muito úteis durante a minha viagem ao sul da França.O rapaz que nos levou de uber do aeroporto para o hotel estava aprendendo aulas online de inglês e não conseguia falar com meu marido. Muita sorte. Precisei deixar de lado o receio de errar e descobri que conseguia fazê-lo entender.  Foi bem legal. Alguns “elles  – L” a mais foram corrigidos por ele e lembrei que havia aprendido …. O nervoso foi passando. A cada dia soltava-me um pouco mais. Estar ouvindo francês todos os dias melhoram nossos ouvidos e pronúncia. Maravilhoso .Resolvi que seguirei aprendendo para cursos e viagens futuras. 

Você me acolheu e apresentou de modo prático coisas importantes.

Agradeço.

Forte abraço, 

Olá Professora Tânia!!!

Apesar da demora no meu relato, gostaria de expressar a minha gratidão pela paciência e dedicação em me ensinar o idioma francês. O objetivo do meu curso foi plenamente atendido, que era me comunicar na França no período de férias em que lá estive.Foram 25 dias de férias, começando em Paris, passando por Bordeaux, Marselhe, Nice e terminando na Bélgica na cidade de Bruxelas, sem comentar as diversas cidade menores que visitamos na  região da Provance. Foi maravilhoso. O conhecimento de um novo idioma fez com que minha viagem fosse mais tranquila, mais prazerosa, aproveitei mais os diversos passeios e lugares que fomos conhecer. Foi uma experiência impar, sem falar que sua autoestima vá lá nas alturas – kkkk

Como lhe escrevi de lá através do WhatsApp, eles falavam e eu entendia, e eu falava e eles também entendiam – kkkk.Tudo proporcionou  uma sensação indescritível, já que nesta fase da vida, tenho 53 anos, é comum ouvirmos que o aprendizado de um novo idioma é mais difícil, mas foi ai que entrou o seu trabalho e a sua paciência (que não foi pouca-kkkk).Meu eterno agradecimento pela sua paciência, persistência no meu ensino, e também sempre me motivando na busca do aprendizado. Minha esposa, que me acompanha há muitos anos, e sabe das dificuldades que tenho para dar sequência em cursos de idiomas, já iniciamos alguns cursos juntos e eu nunca consegui dar continuidade, ficou muito impressionada com a desenvoltura que apresentei no falar e compreender o idioma francês na nossa viagem. Isso até estimulou ela a retomar os cursos que abandonou. Hoje busco manter o conhecimento que você me passou do idioma, lendo livros (bilíngues) e sites em francês, e posso dizer que meu desejo em ampliar meu conhecimento só tem aumentado. Tudo isso professora foi resultado do seu trabalho, que certamente merece ser motivo de orgulho da sua parte, pois seu trabalhoé muito bem feito. Meu relato apesar de tardio, já que minha viagem foi em setembro/2018, é muito sincero, e se ele chegar a outras pessoas espero que ele as motive a ampliar o seu campo de conhecimento, já que nossa visão de mundo está ligada a quantidade de idiomas

que conhecemos. Meus sinceros agradecimentos e um grande abraço.

Salut, Tania!

Nossa viagem foi maravilhosa e o conhecimento da língua adquirido no curso foi a chave para o sucesso dela. Conseguimos resolver problemas no hotel, no aeroporto e até travar pequenos diálogos na rua, tudo em francês. Nos restaurantes, mesmo quando já vinham com cardápio em inglês, pediamos em francês. Como visitamos a Normandia e passamos por cidades bem pequenas o francês foi fundamental para nos comunicarmos com os habitantes que por vezes não falavam inglês.

Bisous

Salut Tania, comment ça va ?

Je te remercie pour tout aide avec le cours e avec les indications et, très important, la indication de Monsieur Robert e Madame Nadjah.

Notre voyage a été toute parfaite, très rapide mais, parfaite. Zita, Juliana et Cecilia ont aimé le deux jours à Paris.

Notre hotel, Le Quartier Bercy, a été bon. Pas sophistique, pas cher, mais il a eu le necessaire.

Le metro a été beaucoup prochain.

Nous avons visité la tour Eiffel, L’Arc de Triomphe, l’Opéra et plus autre manifiques places.

J’ ai parlé un petit peux de français avec Madame Nadjah e aussi Monsieur Robert, et aussi dans les restaurants, les rues, les monuments.

Merci beaucoup pour tout et je voudrais continuer envoyer et recevoir emails pour partager informations avec toi.

À bientôt.

Em português…

Obrigado por toda a ajuda, paciência e boa vontade em atender minha apressada necessidade.

Aprendi bastante com você, praticamente saí do zero e consegui me comunicar… e em francês. Incrível !

Tania, tenha certeza que seu carinho, seu interesse pelas pessoas e pelo aprendizado, seu conhecimento da lingua e comprometimento em fazer com que aprendamos engrandece você, o trabalho de ensinar e facilita em muito nossa briga quando colocamos tudo isso à prova.

Obrigado pelas dicas, pelos comentários e pelas pequenas observações que lá, na França, nos mostram a força dos detalhes, que só quem têve o privilégio de vivenciar percebe a importância e valoriza ainda mais você e o seu trabalho.

Grande abraço, mais uma vez obrigado, e espero poder continuar recebendo suas informações por email, ate que haja possibilidade (ou necessidade) de um proximo curso, que espero não estar muito distante.

Até mais. Bjs.

Bonjour Prof Tania !

Estamos escrevendo pra contar um pouquinho como foi nossa viagem. A viagem é claro foi maravilhosa! Como alugamos um apartamento, tivemos uma oportunidade de viver uma vida francesa, que julgávamos ser impossível.

Tudo o que aprendemos com você funcionou como um relógio suíço, não poderia ter sido melhor. As “phrases magiques”, surgiam como coelhos na cartola, as vezes fazia um pouco de confusão com os verbos J’ai e Je vais, mas era só para e pensar um pouquinho e pronto, voilá !!

Todas as dicas que você deu pra gente foram ótimas, desde as de supermercado, até as dos restaurantes. Por sinal fomos no Le Train Bleu, luxo total e comida maravilhosa, fomos no Drouant, olha rolou de tudo um pouco.

A experiência toda foi um sucesso, nos divertimos muito e conseguimos nosso propósito que era ter uma vivência francesa, e você pode ter certeza de que seu curso de francês de viagem fez toda diferença. Estamos muito agradecidos pela paciência que têve conosco !

Bisooooous

Salut Tania!!

Hoje foi nosso jantar de comemoração de aniversário de casamento no Train Bleu!! Impossível descrever num e-mail o que foi de verdade. Impecable!!

E a nossa chegada então? Ricardo falou em francês que tínhamos uma reserva, o maître localizou no computador (- Oui, Mr. Ricardô!!) e perguntou em que língua queríamos o cardápio. Ricardo respondeu – en français! cheio de si.

Pedimos os pratos, escolhemos o vinho, a sobremesa e pedimos a conta com toda tranquilidade.

Estamos vivendo dias de sonho em Paris. Será difícil voltar à realidade.

E boa parte da nossa alegria se deve à sua preparação com o curso.

Merci!! Bises.

Tania!!!

Tudo bem? Mil desculpas por ter desaparecido assim!!

Cheguei no Brasil esse domingo! Esses últimos seis meses passaram voando!

Queria te contar que aquele mês em Vichy na Cavilam foi ótimo! Adorei a cidade e a escola!

Depois que voltei para Barcelona fiz algumas aulas particulares com uma professora nativa!

Tudo muito bom! Mas ainda não se compara às suas aulas! Foi incrível o quanto eu aprendi em tão pouco tempo!

Por isso queria muitoooo voltar a ter aulas com você!

Como está sua agenda?

Um super beijo,

Salut, Tania!

Ça va bien?

A nossa viagem à Paris foi ótima e as suas aulas ajudaram muito. Pena que a gente não conseguiu estudar mais antes da viagem, por causa da correria para o casamento.

Nós compramos uma pequena lembrança para você e depois deixaremos na portaria do seu prédio.

Um abraço!

Tania Salut !!

A viagem foi maravilhosa e suas aulas me ajudaram muito, deu pra me virar bem sim!! O problema é que em todo o lugar tem brasileiro ou português, quando vc começa a falar eles logo percebiam o meu sotaque e já começavam a falar nossa língua. Independente disso a abordagem das suas aulas atendeu perfeitamente o objetivo, só tenho a agradecer.

Bjs

Maravilhosa professora!

Falei muito francês. Teve um restaurante em que eu só falei em francês: cardápio, garçom, tudo em francês. Informações no meio da rua em francês!

ADORAMOS A VIAGEM! FOI UM SUCESSO TOTAL!!! Londres, Paris, Veneza e Roma adoramos tudo!!! As crianças amaram!!! Assim que consegui me organizar te ligo para continuarmos o curso pois queremos voltar para Paris.

BEIJOS!!!

Taniaaaa, tudo bem ? Comment ça va ?

Em primeiro lugar mil desculpas por não ter escrito antes…

Bom, mas vamos falar de coisas boas… A viagem foi ótima !

Fomos à Paris, onde ficamos por cinco dias, depois à Veneza, ficamos dois dias na casa de um amigo em Carpi, perto de Verona, e por fim à Roma.

De longe preferimos Paris. Veneza tb foi muito legal. Roma é que esperávamos mais…

Acho que nossa preferência por Paris foi meio tendenciosa…

Você nos ajudou muito, muito mesmo!!! Seu curso, suas dicas, o astral das aulas, nossa empolgação e motivação, e muito mais, foram plenamente correspondidos na viagem.

Nós saímos daqui achando que podíamos falar com qualquer pessoa lá, entender o que elas estavam falando e nos fazer entender… E isso aconteceu !!!

Em muitas situações falamos em francês. Acho que as pessoas percebiam nosso “conhecimento”, pequeno mas real, e nos respondiam ou tentavam se comunicar em francês.

Falamos nos cafés e restaurantes, perguntamos nas ruas, nos faziamos entender e as pessoas respondiam também em francês. Conseguimos ler e falar (um pouco) em francês e eles falavam em francês conosco.

Tivemos uma situação em que pedimos informação de um local especifico a uma senhora na rua, em francês, e ela percebendo nosso esforço, nos levou por alguns quarteirões, e nos fez entrar em uma casa onde havia uma escada para um mirante, só para nos mostrar o local que estávamos procurando. Consideramos que ela só fez isso em função de nosso “francês”…

Deu certo a compra da Carte Navigo também. Andamos para todos os lados de metrô. Suas dicas de pedidos nos restaurantes, a carraf d’eau, os vinhos, museus, locais, etc… foram muito úteis a nós. Correu tudo muito bem.

Só temos a agradecer a você e seu curso. Saímos do zero e conseguimos nos comunicar em um tempo muito, mas muito curto mesmo. Foi ótimo!!!

Quando chegamos a Itália, a sensação foi de total falta de comunicação. Tivemos que falar em inglês pois faltou fazer seu curso, só que de italiano… (Brincadeira…). Mas foi muito legal também…

Agradeço em muito sua ajuda, achamos que foi fundamental para o sucesso e alegria de nossa viagem. Estou pensando até em seguir um curso mais abrangente de francês. Só preciso arrumar tempo. Se achasse um de sábado acho que me arriscaria de novo (já estou começando a esquecer…)

Bom, é isso. Valeu! Muito obrigado !

Beijos !!!

Oi, Tânia!

Tudo bem? Nossa, no primeiro dia estava difícil pq o inglês imperava….kkkkk!!!! Mas aos poucos fomos relembrando e deu pra se virar super bem. Ate pedi informação sem necessidade….kkkkk!!! Foi bem legal e amamos Paris e o Vale do Loire. Voltaremos com certeza!

E no próximo mês vamos nos falar após a sua viagem para iniciarmos o curso regular!

Bises

Salut, ça va bien…

A viagem foi incrível. Como previa, entendi tudo em francês, mas para falar não era tão fácil. Mas me virei bem,embora Paris seja hoje uma cidade globalizada. Inglês e espanhol em todos os lugares. Mas amei poder ler uma placa, um cardápio, enfim entender o mundo a minha volta.

Fui sim ao Grand Colbert. Um lugar bem interessante, não é caro e a comida estava muito boa. Um lugar alegre, gostei. Fomos tb ao entrecote, valeu a pena. Comemos em outros dois lugares incríveis, mas bem caros: L’Atelier de Joël Robuchon, um chefe de cozinha consagrado, com restaurantes em outros países. Lugar moderno, super bem frequentado, comida incrível; e no restaurante do hotel Costes, maravilhoso; o melhor pato que já comi.

No mais o gostinho de quero mais, uma cidade para voltar e voltar….

Quando vão???

Beijocas

Salut Tania!!!!!!

Quanto tempo! Desculpe-me, não estou mais acessando aquele e-mail do yahoo desde começo desse ano! Anota esse meu novo e-mail! Domingo entrei sem querer no meu email do yahoo e vi seus 2 e-mails!

A viagem foi ótima!! Paris é muito legal apesar do tempo (não fez sol nenhum dia!)

Consegui me virar bem no Francês, quase não falei inglês (com exceção que no último dia peguei uma febre e tive que receber uma visita do médico no hotel). Aí não teve jeito, tive que explicar o que eu sentia em inglês…rs

Fui no estádio do Paris Saint Germain assistir a um jogo de futebol, fiz todo o city tour em Paris, fui para o Castelo de Versailles e no último dia fui jantar no Le Train Bleu! Muito legal! Adorei! Me virei muito bem no Francês, valeu muito a pena o curso intensivo…

Vamos nos falando!!

Bises!!

Oi Tania!!!!!!!

Amei Paris, fui bem melhor do que esperava!

Além de Paris, conheci uma cidadezinha chamada Annecy, medieval, conhecida por ser a Veneza da França, perto de Genebra na Suíca.

Suas dicas foram super valiosas.

Como estou estudando e melhorando meu inglês (iniciante / intermediário) acabei praticando + o inglês do que o francês, foi bom para soltar meu inglês

Mas suas dicas foram muito valiosas, sempre comecei as frases com o francês básico, e depois dava continuidade no inglês, assim eles viam que eu tinha vontade de falar em francês e me trataram super bem.

Aliás, aquela impressão / relatos dos brasileiros que vão para lá e são mau tratados, comigo não aconteceu, muito pelo contrário. Dei bonjour para tudo mundo, até para as máquinas automáticas dos ticktes do metrô..rs…rs..

Teve até um caso, que chegamos atrasados para o nosso horário Eiffel em + 1 de hora, e a moça que confere os tickets nos deixou entrar, acredito que o Bonjour, S.V.P… fez toda a diferença.

Gostei do seu método, só que eu deveria ter estudado (coisa que não fiz!), mas graças à Deus, deu tudo certo.

Minha esposa quer morar em Paris agora…rs…rs…

Obrigado por tudo Tânia!!!

Bonsoir Tania, ça vá?

Pardonnez-moi por não ter entrado em contato antes, mas desde que voltei de viagem o uol bloqueou meu email, e só tive acesso de novo hoje, vi seus três emails.

Bom, sobre a viagem: Paris é realmente magnifica. Passei um sufoco na imigração em Frankfurt, o policial até começou a falar em francês comigo, mas aí ele perguntou com o que meu pai trabalhava eu eu nao sabia falar em frances e nem inglês, aí parece que começou a dar tudo errado, pq cada vez mais ele fazia perguntas, pedia documentos e comprovantes (eu mostrei tudo que tinha), mas acho que ele percebeu que nao iríamos conseguir nos comunicar aí ele começou a perguntar pra outra passageira que estava do meu lado (ela é argentina), aí ela traduzia pra mim e respondia pro policial, em fim consegui passar pela alfândega depois de muito sufoco e nervoso.

Mas dai pra frente parece que tudo começou a dar certo, chegando no CDG liguei pra traslado e consegui dizer que tinha chegado, ele entendeu tudo e disse pra eu aguardar na sortie 2, mas eu nao sabia que tinha um andar de embarque e outro de desembarque, no fim eu estava esperando na saída errada (isso já era 19:00h), mas o motorista da van veio me buscar na saída certa e fomos em direção ao hotel.

Chegando no hotel foi tudo perfeito, me apresentei na recepção e compreendi tudo que o homem me disse, número de quarto, horário do petit déjeuner, o andar do meu quarto. E pra começar a treinar meu francês eu perguntei “Où est l’ascenseur?”, aí ele me mostrou. (Eu já sabia onde estava o elevador.)

No dia seguinte acordei cedo e fui conhecer a cidade de metrô, cheguei no guichê e já fui falando – “Je voudrais une carte NaviGo pour une semaine”, aí a moça pediu a foto e me levou até a máquina pra fazer a recarga. Achei o metrô muitoooo sujo e meio perigoso. Presenciei um atropelamento e um assalto dentro do metrô em Montmartre.

No primeiro dia só fiquei conhecendo a cidade com aquele ônibus aberto, só descia nos lugares para fotografar. Em frente ao meu hotel tinha um mercado, eu passava todo dia pra comprar água e ficava encantado com os produtos diferentes e tal. Vou te mandar em anexo a fotos do meu local preferido em Paris.

Consegui ser compreendido bem nas lojas e nos restaurantes. Mas confesso que fui uma vez só comer em restaurante, preferia comer algo rápido na rua pra não perder tempo.

Fui de trem pra Versalhes e passei o dia por lá. Um trem diferente, com dois andares. O bom foi que comprei aquele Paris Museum Pass, então nao precisava enfrentar fila para comprar os ingressos. O pior foi no Arco do Triunfo, quando sai daquele túnel que leva até o arco, já vi uma portinha para entrar, e como não tinha fila achei que era pra quem tinha o cartão igual ao meu, mas era a entrada pra subir de escada, aí não tinha mais volta, tive que subir e cheguei no topo quase morto com as pernas bambas, kkkkkkk. Mas valeu a experiência e a aventura.

Fazendo um balanço geral de Paris, adorei a cidade apesar de achar um pouco suja, mas até então que cidade não é? So volto a Paris de novo se for acompanhado, é muito ruim viajar sem alguém conhecido. …

E com você, esta tudo bem? Como passou o fim de ano? Depois se você puder montar um programa com 2 aulas semanais de 1 hora cada, eu gostaria de continuar estudando francês, gostei muito do seu método e acho o idioma incrível. Depois você me envia o programa direitinho com o preço, mas com certeza só poderei começar no segundo semestre.

Merci beaucoup.

Grande abraço.

Tania Bonjour! Comment êtes-vous? …

Vous devez être curieux au sujet de mon voyage à Paris, non?
(Você deve estar curioso sobre minha viagem à Paris, não?)

Le voyage était très bon, j’ai besoin de vous rencontrer pour vous raconter les détails, et nous combinons pour vous de m’inclure dans la liste de leurs élèves fixés.
(a viagem estava muito boa, eu preciso te encontrar para te contar os detalhes e combinarmos para vc me incluir na lista de teus alunos fixos)

Il lui a aussi apporté un cadeau qui n’a pas pu livrer en raison d’un rien de temps.
( trouxe um presente que não pude entregar em razão de nada de tempo)

Je tiens à vous remercier pour tout ce que vous avez fait pour moi, et je vous souhaite une nouvelle année pleine d’étudiants, la joie, la santé et la paix, que votre chemin est éclairé parce que vous êtes une personne très spéciale.
(eu quero muito te agradecer por tudo que vc fez para mim, e eu te desejo um feliz ano novo cheio de estudantes , alegria, saúde, e paz que teu caminho seja de luz pq vc é uma pessoa muito especial)

Joyeuses Fêtes à vous et à votre famille et à l’arrière.
( Boas Festas para vc e tua família )

PS Je ne pouvais pas écrire tout cela sans l’aide de google traducteur, et je sais que vous serez heureux quand même car il est écrit en français.
( eu não podia escrever sem a ajuda do google tradutor e eu sei que vc ficará muito feliz de todo modo pq está escrito em francês)

Salut ma chère! ça va?

Je voudrais dividir com vc minha alegria qdo ao sair do aeroporto de Orly, chamei o taxi, lhe disse o endereço do hotel e qual minha surpresa que fomos conversando o trajeto sobre o clima em Paris, sobre os dias de chuva, sobre o Brasil ..Claro que pedi pra falar doucement..s.v.p. Pouvez vous parlez doucement???? rsrsr, mas ele me falou do meu sotaque que era bom ….Ao chegar no hotel, claro que me apresentei como vc me ensinou…Bonjour, je suis madame ……… e dai recebi a chave do quarto….Eles me compreendiam e aí esnobei …….. Bonjour, svp, Est-ce que il y a ……um bom restaurante, um supermercado, uma farmácia …..E o Je voudrais então …sucesso total . rsrsrsrs. Relógio, nem pensar, eu só perguntava as horas, Quelle heure est-il???? e o melhor…. entendia as respostas ……. moins le quart, et quart …..et demie … Depois disso tudo eu parecia uma perdida e perguntava como fazia para ir para tal lugar …..e novamente entendia a resposta …foi demais , me senti a própria francesa rsrsrsrsr

Oi Tania!

Desculpe a demora na resposta! Voltamos já na maior correria…
A Viagem foi maravilhosa! As meninas adoraram, nós adoramos e foi tudo muito especial!
Nos viramos super bem no francês sim! Cardápios em francês, guias em francês… o Chris até ganhou um “O Sr fala muito bem francês!” de um taxista em Reims!!
Foi bem legal!

Obrigada!!

Bjs

Oi Tania,

Desculpa a demora em responder. Amamos tudo e foi maravilhosa a França e Londres. Infelizmente nao praticamos muito o Francês Pq qdo perguntávamos em Francês eles respondiam em Inglês, aí virava uma bagunça Pq já nao sabíamos como falar rsrsrs
Entretanto um pouco mais afastadas de Paris só nos comunicávamos em Francês mesmo e deu tudo certo, conseguimos sem problemas.
Obrigada por tudo, beijos

Olá Tania, 

gostaria de agradecer as aulas de francês (e nas dicas) para nossa viagem à Paris. Mostraram-se de grande valia em nossos passeios por lá!

Oi Tania …

Com o seu curso conseguimos nos virar sim, conseguimos nos movimentar e alimentar, o que já é muito importante. O curso é muito válido para quem está a passeio.

Bjssss Dri

Tania querida!

… A minha viagem foi maravilhosa! Entendi muita coisa e só tenho a lhe agradecer! …Um beijo com carinho

Bonsoir Tania!!!!
a viagem foi ótima, Paris é uma cidade muito especial, nem dá para explicar!!!

Desculpe não escrever em francês, mas eu quero ter certeza de que estou te passando tudo o que eu quero passar!

Com certeza o curso me ajudou muito. O que mais fazemos em viagens é comer e comprar ingressos e nisso me saí super bem!!! rsrsrs

Na chegada ao hotel demorei um pouco para entender o que o recepcionista falava quando foi explicar sobre o Wi Fi, depois entendi e começamos a usar. Logo neste hotel a senha deu problema e meu marido pediu para eu falar com eles e avisar que a senha não estava funcionando… Lá fui eu com um papel escrito uma frase em francês explicando isso…

Depois começamos a tomar o café da manhã fora do hotel. Foi muito legar pedir o “petit déjeuner” todos os dias, fiquei orgulhosa quando o garçom nem precisou me dar o menu e eu já pedi direto sem precisar mostrar o que eu queria! E o melhor, ele entendeu!

Nos restaurantes deu tudo certo e nas compras de ingressos e lojas também.

Tive um pouco de dificuldade quando fomos na estação comprar a passagem de trem para Munique e os trens estavam lotados! Ai foi complicado, porque tínhamos que falar sobre datas, horários, tudo muito rápido… Depois fomos a uma agência da Air France para ver passagens aéras para esta viagem. Conseguimos comprar e depois a agente pediu para voltarmos para pegar o cartão de embarque. Eu pensava “ai meu Deus, vou ter que voltar e conversar com ela outra vez!” rsrsrs

Obrigada por tudo, você me ajudou muito, seu curso é ótimo e super completo! Abrange realmente todas as situações pelas quais eu passei com meu marido! Se eu não me saí melhor foi porque ficava nervosa mesmo e às vezes me dava um branco! rsrsrs

Se eu lembrar de alguma coisa interessante para você passar para seus alunos, eu escrevo novamente! D’accord?

Bises

Salut, Tania! Comment vas-tu?

Je n’ai oublié pas d’écrit le email. Hahaha estava pensando em mandar o depoimento depois que acabasse minha viagem, porque assim estaria mais completo! Mas por enquanto está tudo ótimo, me adaptando bem à França e ao idioma. Dá pra me virar aqui com o que você me ensinou e muitas pessoas me elogiaram quando eu falei que só tive francês por umas 3 semanas. Farei um melhor depoimento e mais detalhado sobre a minha expriência e o aprendizado da língua francesa. …

Merci, bises

Salut Tania,

Ça va bien, merci, et vous?

Foi uma experiência muito bacana, o Marcelo chegava nos lugares ou restaurantes falando em francês e a recepção era ótima, daí virava francês com inglês e no final os garçons dizendo “obrigado”. Rsrsrs

Para ler os cardápios e instruções de alguns locais foi bem mais fácil, eu falei pouco, mas adorei, claro que utilizei o meu C’est combien, s’il vous plaît? A Mariana ficou surpresa com o nosso aprendizado, principalmente do Pai, claro.

Ouvir e não ser um idioma totalmente desconhecido, foi formidável para mim. Na viagem comentamos que foi um ótimo investimento e nossa viagem não seria a mesma sem o curso!

Quanto a Paris tivemos uma experiência que havíamos planejado um pouco, fazer tudo de metrô, trem e a pé, conhecemos um pouco da cidade, da movimentação das pessoas e claro alguns passeios inesquecíveis como a exposição do Harry Porter e Torre Eiffel que sempre é demais. Me senti “morando” em Paris por uma semana, fomos no supermercado, comemos pizza no quarto do hotel, foi uma bagunça, pena que pegamos um pouco de chuva e muito frio, mas faz parte.

Mais uma vez obrigada, de coração, a metodologia do seu curso, sua atenção e dicas deram um toque especial na viagem!

Um abraço,

Tania!! Comment ça vá?

Foi tudo tão corrido, que acabamos não te escrevendo…

A viagem foi fantástica! Que lugar maravilhoso! Paris foi a cidade que mais gostei, e a vontade era de ficar por lá pra sempre! Como você conseguiu voltar pro Brasil? Rsrsrs.

Conseguimos nós comunicar super bem, o Vinicius foi super elogiado pelos franceses  que diziam: como vocês falam francês tão bem?

Na cidade do casamento ( Mercey) tivemos um pouco de dificuldade pois eles usam, acho “gírias” locais e falam bem mais rápido que os parisienses… Mas foi tudo ótimo! Quase não usamos o inglês, e quando eles diziam: podem falar em inglês, insistíamos para continuar no francês apesar de algumas dificuldades.

Depois peço pro Vinicius te encaminhar algumas fotos, pois tiramos tudo do celular dele.

Fomos no restaurante “trem bleu” e foi fantastique!!

Enfim, foi tudo maravilhoso! Triste é voltar né… Estamos com saudades de você e de nossas aulas!!

Ça va  chèrie Tania!

A viagem foi ótima e especial! Começamos na Espanha com o cruzeiro que teve uma parada em Cannes, nosso primeiro contato com o francês. Como queríamos pegar um trem e ir até Mônaco, o Edison foi o primeiro a pedir informações sobre a localização da estação e… entendemos! Agradecemos (em francês) e seguimos felizes para a estação, Conseguimos comprar sem problema os bilhetes, embarcamos e aproveitamos o passeio. Na volta passeamos um pouco em Cannes, consegui me comunicar perguntando preços de souvenirs, pagando, entendendo rótulos de produtos no mercado, foi muito bom. No final do cruzeiro, ficamos alguns dias em Barcelona e depois pegamos o trem e seguimos para Paris. Prá mim foi muito especial chegar em Paris, sempre foi um sonho. Pegamos o taxi para o apart hotel e o danado do Edison já conseguiu conversar um pouco com o motorista. No check in o Edison até recebeu elogios! Andamos de metrô para todo lado, compramos passes de metrô e museus sem problemas. Eu pedi informações na rua e ficava feliz de entender, às vezes eles falavam muito e eu nâo entendia tudo completamente, aí mais a frente eu perguntava de novo. Sempre finalizava com “merci, c’est gentil”. Como solicitávamos as informações em francês, sempre éramos tratados com muita gentileza. Até as nossas filhas nos elogiaram!  Deu para entender as placas, letreiros, as informações nos pontos turísticos. No hotel o Edison pedia tudo: lençol, fronha, papel extra, até um conserto na pia da cozinha que estava entupindo ele conseguiu solicitar em francês. Adorei subir na Torre e no Arco do Triunfo, onde vimos o anoitecer e todas as luzes de Paris. Amei o Louvre, como tínhamos o passe fomos duas noites e uma tarde. Também adorei o museu d’Orsay, o museu Rodin, o L’Orangerie . Conhecemos também o Centro Pompidou, o Pantheón, a Notre Dame, a Sacré-Coeur. Só não consegui entrar na Sainte-Chapelle, a fila além de grande não andava (vai ficar para a próxima). Adorei o Jardin du Luxembourg, o Jardim Tuileries. Fomos de trem a Versailles (que maravilha!), sem problemas. Restaurantes não fomos em muitos, mas comíamos muitas guloseimas e lanches durante e dia e a noite fazíamos pequenas refeições em nossa cozinha no apart hotel. Foi bom poder comprar no supermercado ingredientes deliciosos: champignons fantásticos, molhos saborosos, biscoitos delicadíssimos, pães, queijos e vinhos inesquecíveis. Minhas filhas amaram os crepes, os macarrons e os pain au chocolat; eu adorei as tartes de framboise ( hum, que saudade!). Dica: na Picard (loja de congelados) tem umas caixas de macarrons que são deliciosos (16 por 6 euros). Quando a “ala feminina” fazia comprinhas, minhas filhas me pediam para fazer as perguntas para as vendedoras, e eu me virei bem. As estações de metrô, como você nos alertou, são cheias de escadas, isso foi cansativo. Fomos à Dijon de trem, linda e agradável cidade com arquitetura medieval, almoçamos e passeamos pelo centro histórico.  Também fizemos um passeio de trem a Lausanne, na Suiça, o Edison queria muito conhecer o museu olímpico. É lindo, em frente a um lago lindíssimo. Terminamos nossa estadia em Paris com o passeio de bateau de dia no Sena (maravilhoso!).  Acho que o curso foi decisivo para termos tido uma estadia tão agradável, pudemos aproveitar muito mais com os conhecimentos que adquirimos, as dicas e recomendações.  O curso é realmente “super”, como dizem os franceses! Em diversas ocasiões, lembrávamos de você e situações do curso, foi muito especial. Pretendemos voltar na Europa daqui uns dois anos, e quero novamente passar  pela França.

Merci chèrie, pelo curso, pela atenção e todo carinho que você nos dispensou!

Bises, bises, bises

Salut Tania!

Desculpe a demora em enviar meu relato, mas ai vai:

“Tínhamos acabado de por os pés em Cannes e andávamos para sair do porto enquanto uma sopa de palavras em francês chacoalhava em minha cabeça e pensava o que, e para quem, deveria perguntar como chegar à estação de trem. Logo na portaria, um funcionário com crachá no pescoço me chamou a atenção, talvez pelo fato de estar com um macacão laranja com listras verdes, mas minha intuição me dizia que, com certeza, era alguém que poderia me orientar…, em francês! Marquei as coordenadas em minha mente e tracei o rumo diretamente a ele e, enquanto caminhava os ruídos dos automóveis a minha volta, o barulho do mar, dos pássaros, simplesmente desapareceram, e a única coisa que passei a ouvir foram as batidas de meu coração cada vez mais altas e aceleradas em minha cabeça. Finalmente me aproximo do homem, já sem conseguir respirar, mas com ar suficiente nos pulmões para soltar num só fôlego um “bon jour monsieur, s’il vous plaît, pour aller à la gare? Je voudrais aller à Monaco”… e depois de uma interminável fração de segundo de expectativa ele me responde, em francês muito gentilmente, e com toda a naturalidade do mundo como chegar até lá… e compreendi tudo direitinho! Após comemorar com minha família, como se fosse o Brasil que tivesse marcado o sétimo gol contra a Alemanha, a primeira coisa que minha esposa e eu comentamos foi: “nosso primeiro sucesso em francês… precisamos contar para a Tânia”

A partir dai foi fácil acreditar que falávamos e entendíamos francês (un petit peu) e o que ocorreu foi uma sucessão de pedidos de informação de locais, compras de passagens de trem, bilhetes de metrô, compras e informações de artigos dos mais variados em mercados, padarias, e lojinhas em geral. Quanto mais falávamos, mais nos sentíamos a vontade, e ai falávamos mais ainda. Claro que sem “aquela” fluência e sempre pedindo: “s’il vous plaît, vous pouvez parler plus lentement? Je ne comprends pas très bien le français…”

Já em Paris, nem pensar em pegar Metrô, pois existem escadas rolantes em poucas estações, acredito que apenas nas linhas mais recentes. Na frente da Gare de Lyon para pegar um taxi já pedimos “s’il vous plaît, une grande voiture pour quatre personnes avec quatre grandes valises”. Logo na chegada ao hotel, o recepcionista começou falando inglês comigo e não tive alternativa a não ser “soltar um”… “désolé, je ne parle pas rien d’anglais”. Ele, após um leve sorriso meio contido, passou a falar francês de forma totalmente compreensível. Situação que acabou se repetindo em muitos outros lugares de forma natural pois, claro, percebiam que éramos estrangeiros e, quando os abordávamos em francês, gentilmente antes que pedíssemos, já falavam mais devagar.

E assim, totalmente confiantes e a vontade, aproveitamos muito melhor o que Paris e os parisienses têm a oferecer: seus monumentos, arquitetura, ruas arborizadas, museus, obras de arte ao ar livre, praças, etc. Tudo isso graças a sensibilidade de nossa querida professora de francês Madame Tania, a quem só temos a agradecer. Merci beaucoup!

Bisus Tania

Querida Tania,

Quero agradecer imensamente a ajuda que voce me proporcionou. Foi uma viagem muito proveitosa e tive oportunidade de usar o idioma nas lojas, restaurantes o que me deixou muito feliz.

Mais uma vez quero agradecer por toda a ajuda.

Merci

Oi Tania, tudo bem?

Voltei de Paris no dia 2 de setembro.
Foi tudo maravilhoso. E o melhor é que consegui me virar com o francês que aprendi.
Quando eu pedia alguma informação ou ajuda e eles falavam muito depressa, soltava a frase mágica : “Je n’ai pas compris. Pouvez vous parler plus lentement svp “ e voilá!, explicavam bem devagar e usando termos mais fáceis.

Como aluguei um apartamento, vivi como “parisiense” mesmo, andava muito e o metrô era o transporte para me locomover.
Consegui fazer o passe que vale por 1 mês para metrô, ônibus e trem chamado Carte Nominative Transport. Vou confessar, tive ajuda de uma funcionária que entendia um pouco, um pouquinho mesmo espanhol, porque mexer pela primeira vez naquelas maquininhas não é fácil não.
Agosto na Europa é o mês de férias, por isso muitas lojas, boulangeries de bairro ficam fechadas, movimento mesmo, só nos pontos turísticos.

Obrigada pelas aulas e pelas dicas, mais para frente gostaria de retomar.
Beijos

Bonjour Tania!

Ça va bien et vous?

A viagem foi maravilhosa!!!! Difícil é voltar, rsrsrsrs.

Usamos sim! Falamos francês, mas falamos bastante em inglês também.
Quase sempre quando os franceses percebiam que não tínhamos fluência automaticamente eles mudavam pro inglês.
O curso ajudou muito. Teríamos boiado se não tivéssemos estudado antes. Nem sempre entendíamos tudo que eles falavam, mas várias situações como restaurante, pedindo orientação na rua foram bem tranquilas.

Depois o Bê vai te procurar porque estamos com vontade de continuar estudando francês com vc!

Bj grande e obrigada por tudo!

Bonsoir Tania, ça va bien, merci.

A viagem foi um pouco cansativa, mas Paris é realmente espetacular, deslumbrante, linda!!!!!!
… As suas aulas nos ajudaram muito, conseguimos entender e nos fazer entender a maior parte do tempo. Tiveram alguns casos que precisamos usar o tradutor, como um dia no restaurante que precisamos de um canudinho e no hotel que precisei mandar lavar o casaco da Catarina, mas não tinha no papel da lavanderia casaco para bebê. Mas em todos os casos conseguimos nos virar bem….
Só o Eduardo teve um pouco de dificuldade em entender como funcionava a máquina de bilhetes. No dia que fomos para o Château de Versailles ele não estava conseguindo comprar na máquina, então procurou o guichê, só que o rapaz do guinchê não vendia os bilhetes, só dava informações. O Eduardo perguntou como comprava o bilhete para Versailles e ele respondeu que é só comprar para Versailles. Assim, muito simples. Bom, mas o Eduardo voltou para a máquina e conseguiu comprar. O Eduardo foi pedir o Audio Guide no Château e a atendente até perguntou se ele era francês. Rimos muito!!!

Enfim, nossa viagem foi ótima, mas 10 dias foram poucos. Ficou aquele gostinho de quero mais. Se Deus quiser voltaremos em breve.

Obrigada,
Beijos

Ooooi Taninha !
Estamos com saudades de você.
Adoramos a viagem.

As aulas ajudaram muitooo. Não falamos o tempo todo em francês, mas em inúmeros momentos nos salvaram.
Conversas e pedidos rápidos eram fáceis, mas quando o francês começava a falar mais e mais, ficava difícil manter a conversa nessa língua.

Rodamos muito e quase não paramos em Saint Paul du Ven. Primeiro em razão do nosso cansaço, segundo porque o mapa e as placas descreviam como coisas separadas.
Uma placa dizia: Sta Paul, a outra: Ven, em qual seguir ? Mas, a nossa energia e a vontade em seguir sua dica nos deu forças para ir, e fomos !
Realmente é lindíssimo. Fiquei apaixonado. Que lugar…

Precisamos marcar agora a sua visita aqui em casa para um jantar. Avec ver du van Bourdaux+ fromage

Ahhhi Tania!

Desolè!!! Tá uma loucura no trabalho… eu tenho pensado mto tbm em te escrever, mas demorei demais!!! Desculpa!

Bom… foi tudo ótimo na viagem, tudo maravilhoso!

– Paris foi mto lindo…..Bateau Mouche, Torre, Louvre, Tullieres…. muita comida boa…. demais! Só esqueci a minha câmera dentro do metro… tinha entrado do lado errado pra ir ao Luvre,,.. quando me dei conta, saí correndo e esqueci a camera……. ahhhh!!! mas td bem.. tinha passsado muitas fotos já pro computador e todos os dias tirávamos fotos com o celular…

Esse foi o dia que mais falei francês… indo de estação em estação falando: Je oubliè mon apparreil photo dans le metro! Ahauhehehheh acho que me virei bem sim… falei bastante!

Beijos!!

Tania querida vc é o máximo, usei muito o meu francês mesmo não tendo estudado como gostaria….me senti o máximo tb kkkkk. Claro que recebemos umas grosserias, mas a viagem está incrível. Amei de todo o coração St Paul de Vence ….até chorei naquele lugar, mto obgda pela dica!

Depois Cannes foi incrivel pois pegamos bem a semana do festival do Cannes Lions, tava bombando !

Mônaco ok, mas não ė tt minha cara rs…. O iron man de Nice foi emocionante. Agora estamos na Espanha mas ainda tem Paris, depois te conto, escrevo só para dizer que seu curso é realmente incrivel , da para vir e se virar! Me perdi, pedi informação, perguntei preços, hora, localização, pratos e tudo mais!

Salut Tania!!! ça va bien?

Devo ser a aluna mais relapsa que vc já teve né? Enfim….2 meses depois eis que apareço para dar noticias.
A Viagem foi muiiiiiiiiiiiiiiiiiito boa, me encantei absurdamente com as 2 cidades.
Londres é encantadora, achei o povo extremante educado e prestativo.
O Glamour de Paris é envolvente. O mix de povos e línguas é fascinante.
Como já era previsto não consegui falar muito, porém consegui entender bastante e isso foi delicioso.
Tenho a intenção de continuar fazendo pelo menos mais uns 6 meses de aula, para que o conhecimento que obtive não se perca. Aproveito para perguntar como funciona o seu curso normal, horários e valores.

Bisous!
Merci

Oi Tânia,

Estou te escrevendo pra falar que a viagem foi ótima e que o Francês foi sensacional. Acho que na viagem inteira eu falei talvez umas 10 frases em inglês. As vezes eu não entendia direito, mas ia em frente assim mesmo. Minha esposa ficou impressionadíssima rsrsrs… Acredita que eu até recebi um elogio de um atendente da AppleStore? Eu estava tirando dúvidas sobre o teclado de um Mac e falei que eu era brasileiro e ia voltar em poucos dias e aí ele falou algo como “sério? eu não vejo turistas falando francês assim”. Enfim, parabéns pelo seu método e pela didática. Funciona.

Estou pensando em fazermos uma espécie de ´manutenção/evolução suave´ com uma aula de 2hs por semana, pelo menos pelos próximos 3 meses por conta de uma outra viagem que talvez eu faça mais pra frente. Particularmente, eu gosto muito de ler, então podemos tentar encontrar livros simples pra eu ler como “lição de casa”, em adição aos exercícios normais. O que vc acha? Isso funcionaria?

Beijos,

Olá, ma chère Tania, comment ça va? Et la famille?

… Quando chegamos em Paris, fiquei um pouco assustada com as multidões naquelas “gares” e nós, mudando de estações e puxando malas, mas apesar disso, todo mundo acaba te ajudando numa boa. Fizemos um passeio básico num daqueles ônibus abertos, descemos em alguns pontos, foi muito legal… Sim, pratiquei meu francês em Paris e na Suiça, tropeçando aqui e ali, mas tudo às mil maravilhas, em lojas, restaurantes, cafeterias, e até com as vizinhas da minha amiga. Mas conseguia obter todas as informações de que precisávamos, foi um  guia espetacular.
Pois é, ma chère, viu como você foi importante para nós? A confiança que você nos passou fez toda a diferença, pode acreditar!
Obrigada mais uma vez e un très gros bisou pour vous aussi.

… Agora vamos ao que interessa, minha comunicação. Para começar o Dude dizia em português a quem quizesse ouvir: Um momento eu não entendo francês, mas minha esposa sim… No começo devo dizer que foi meio complicado, no meu ouvido os sons se misturavam. Aos poucos fui me acostumando e quando me saia bem até arriscava um papinho…

Em Rouen, duas senhorinhas de uma mesa ao lado, vieram me comprimentar pela leitura do cardápio, em PERFEITO FRANCÊS, pois eu era a intérprete oficial de cardápios a roteiros de museus e exposições….Adorei, tive algumas dificuldades mas o francês é gentil quando percebe que vc.quer se expressar na língua deles e imediatamente perguntam da onde vc vem e ao dizer que  nós somos do Brasil, eles se espantam e perguntam porque estamos visitando aquela cidade. Aconteceu em Montpellier, em Avallon e outras que nem lembro.

Valeu muito sua ajuda, o que aprendi tenho certeza que não vou esquecer … Obrigada, beijos

Oi Tania!!!!!!

Desde que voltei de viajem estou pra te ligar, mas tô na maior correria. Adoramos tudo, Paris é linda, ficamos encantadas e até conseguimos nos comunicar com os franceses. Obrigada pelas dicas, só que algumas ficarão para próxima viagem, pois com certeza voltaremos mais vezes.

Abraço

Tania

Merci pour toute la chose!! Você me ensinou os primeiros passos do francês.

Tu es une chérie pour moi (até na Suíça).

Merci

Nossa, hj foi demais!!

Fui na farmacia, pedi remedio pra minha amiga, depois fomos na feira, comprei uns lencos pra elas, a mulher me entendeu tranquilamente. Dei umas três informações pra uns franceses sobre o workshop, porque eles não estavam entendendo nada.. rsrsrs ahh e tbm falei com a camareira do hotel.. rsrsr

Ahh, pedi também meu café da manha e pedi a conta duas vezes… e eles me entenderam… uhuuuuu…

bjão
amanhã te conto mais…bisouss!!

Tania, bonsoir!

Paris c’est une belle grande ville. Les personnes sont très sympa et gentil, principalement quand nous parlons en français.
Hier, en CDG aeroport je demande pour aide just en français et tout les personnes, avec qui j’ai parlé, gentiment nous ont aidé.
Aujord’hui, nous avons visité la Cathédrale de Notre Dame. Merveilleux! Nouns aimons. Nous avons visité le Jardin de Luxembourg. Très joli et intéressant. Ce soir nous avons allé à pied au Louvre, mais le musée a fermé. Dans le chemin, nous avons diné en Chez Benjamin.

Nous avons parlé avec les garçons en français seulement et ont été bien compris. Nous parlons en français avec trois personnes, deux garçons et une serveuse. Nous demander de la nourriture et le vin, puis le dessert et le café. Ensuite, j’ai demandé à un garçon de prendre une photo de nous . La photo a été grande et quand je peux le transférer sur mon ordinateur, je vous enverrai. Un garçon m’a dit que je parle français très bien. Je vous remercie.

Bises.

Olá,Tania
A viagem foi ótima, a região da Provence é muito linda e Paris é tudo de bom.. As aulas me ajudaram muito…consegui me virar bem, o básico é claro, no restaurante, nas lojas, pequenas informações enfim… foi muito legal, foi bem mais fácil para entende-los.

Bem divertido.

Obrigada por tudo.

Beijo

Ma Chere Prof Tania,
Chegamos!! Nous sommes à Paris!!
Espero que tudo esteja bem com você. Vi só um pouquinho, mas já deu para perceber o quanto essa cidade é demais!! Depois te escrevo sobre o que estamos vendo.

Menina, e não é que estou me virando super bem no francês?! Estou entendendo bem e me fazendo entender… Isso graças a você, querida prof! Obrigada por tudo.

Bisous

PS. na correria de arrumar as malas esqueci de trazer as dicas de Paris que vc me deu. será que vc poderia mandar por e-mail?