Tania Iorillo - professora de francês particular

  • Arco do Triunfo, França - francês para viagem
  • Bistrot - fale francês, aulas particulares de francês para viagem
  • noite em Paris, faça aulas particulares de francês

Minha Experiência

Atuando no ensino da língua francesa há quase duas décadas, pude construir uma trajetória rica em oportunidades profissionais e vivências.

Fui professora de francês em diversas escolas de idiomas como Aliança Francesa, Lótus, English Idiomas, entre outras e ministrei cursos de francês em empresas como O Estado de São Paulo e Campo Lindo. Simultaneamente ao meu trabalho em escolas e em empresas, sempre mantive minhas aulas particulares especiais.

Tendo vivido cinco anos na França (Paris e Normandia) e um ano no Canadá (Montreal) tive o grande privilégio de conhecer com profundidade a realidade cotidiana da língua francesa com toda a sua complexidade linguística e cultural.

Participei de cursos de formação pedagógica em renomados centros de difusão linguística como a Universidade Sorbonne (Cours de Langue et Civilisation Française - niveau Supérieur B et Supérieur A) e a Aliança Francesa (Cours Intensif Avancé Langue Écrite) em Paris; a Universidade de Montreal (Cours de Laboratoire de Méthodologie et Enseignement du Français Langue Seconde), no Canadá; e o Institut Consulaire de Formation, em Lillebone, França. Na Sorbonne, além do curso anteriormente referido, fiz aprimoramento de Fonética Francesa.

No Brasil, como membro da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), participo constantemente de eventos e jornadas lingüísticas promovidas por esta instituição. Destas journées, destaco minha participação nos cursos: Formação para Professores de Francês (Module 1 : L´Oral em Classe de FLE e Module 2 : L´Écrit em Classe de FLE), Didática para o Aperfeiçoamento da Língua Francesa, Didática Infantil e Marketing e Administração de Aulas. Da APFESP destaco também minha participação nos Bains Linguistiques , um dos maiores eventos de difusão do francês no Brasil, realizado em Campos do Jordão (São Paulo).

Pela Aliança Francesa de São Paulo, tenho participado dos importantes Colloques Pédagogiques, realizados anualmente.          

Sou também Tradutora e Intérprete internacional, havendo realizado trabalhos para empresas canadenses (Indústrias de Ball e Tecidos Claire) e para a brasileira Donatelli Tecidos. Também fiz incursões na tradução literária, vertendo para o português algumas obras infantis publicadas pela Editora Melhoramentos.       

Reflexão

Durante um de meus cursos de francês realizado em Paris, tive a oportunidade única de ir a uma exposição de meu fotógrafo favorito "Robert Doisneau" (O beijo - 1950). Pude admirar o trabalho maravilhoso e sensível realizado por alguém capaz de captar a alma e sentimentos de pessoas comuns e expô-los em forma de fotografias. Fiquei profundamente tocada por suas palavras sensíveis, deixadas por alguém que acreditava ainda na humanidade, escritas no hall de entrada da exposição. Por isso deixo aqui, ao alcance de todos, o que li desse fotógrafo francês tão renomado.

Le monde que j'essayais de montrer était un monde où je me serais senti bien, où les gens seraient aimables, où je trouverais la tendresse que je souhaite recevoir. Mes photos étaient une preuve que ce monde peut exister.

"O mundo que eu tentava mostrar era um mundo onde eu teria me sentido bem, onde as pessoas seriam amáveis, onde eu encontraria a ternura que eu desejo receber. Minhas fotos eram uma prova de que esse mundo pode existir."

Robert Doisneau
" Le bon temps, ce n'est pas le temps passé mais le temps présent "
Torre Eiffel, aprenda francês